DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE 25/03/2012

VEM JUNTA TE A NÓS SE NAO ÉS DADOR DE SANUE


FOTO DOS COVIDADOS

BRAZÃO DE VILA FRANCA DAS NAVES

Seguidores
A minha Lista de blogues
-
-
O QUE É, AFINAL, A FELICIDADE? (DIA INTERNACIONAL DA) - *O que é a felicidade? Comemora-se hoje o seu dia, mas o que é, afinal, a felicidade?* Cada um poderá ter para si um conceito mais ou menos difuso, mas...Há 2 semanas
-
-
JUVEBOMBEIRO DE FOZ CÔA ATRIBUI DONATIVO À ASSOCIAÇÃO - A Juvebombeiro – núcleo de v.ª n.ª de foz côa que têm, entre outras, como missão, a mobilização dos jovens Bombeiros para valores subjacentes ao associati...Há 9 anos
-
-
-
Fausto - 64 anos - *Fausto*, nome artístico de *Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias* (Vila Franca das Naves, 26 de Novembro de 1948) é um compositor e cantor português. Tendo...Há 12 anos
-
FindMyPet - OMV lança programa para ajudar a encontrar animais perdidos FindMyPet O “*FindMyPet – Ponto de Encontro de Animais Perdidos*” é uma plataforma online pi...Há 12 anos
-
-
BEIJÓS > E OS SEGREDOS DOS NOSSOS AVÓS - 2011SET24 » EVENTOS DOS NOSSOS AVÓS Foi desta vez que o Luís se decidiu preparar, para a família e para os amigos, a amostra daquele tão afamado vinho to...Há 13 anos
-
-
fatos PBI - Quem estiver interessado na compra de fatos em PBI novos ou semi-novos e usados a um preço acessível, entre em contacto para o mail srtrincas@gmail.comHá 14 anos
-
-
Fim das postagens neste blog - Esta será a última postagem que este blog terá. Deixei o CNO Alves Redol o ano passado e este ano saí da Escola Secundária de Alves Redol, deste modo, não ...Há 15 anos
-
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
DE SANGUE

DÊ UM POUCO DE SI
Novo equipamento em Vila Franca das Naves com delegação do Município
Miguel Madeira dá nome a Centro Cultural
O novo edifício perpetua a memória de Miguel Madeira, com uma imagem e uma placa colocadas numa das entradas. “É uma homenagem à medida da grandeza do homem que foi Miguel Madeira”, diz o autarca Júlio Sarmento. |
torneio de futsal inter associações de sangue de portugal Évora 2009

1º LUGAR PARA A ASSOCIAÇÃO DE VILA FRANCA DAS NAVES

Logótipo da Ads de Vila Franca das Naves
seminário






COMO PODERÁS SER DADOR DE SANGUE
| ||
|

ENTREVISTA NA RECOLHA DE VILA F NAVES
Arquivo: Edição de 07-05-2008
SECÇÃO: Região
Acção de recolha de sangue registou grande adesão
Vila Franca aumenta número de dadores
Foram muitas as pessoas que, no domingo, aderiram à acção de recolha de sangue realizada em Vila Franca das Naves |
De ano para ano, a dádiva de sangue movimenta um número cada vez maior de pessoas em Vila Franca das Naves. Nesta vila do concelho de Trancoso, a lista de dadores tem registado um aumento significativo, sendo muito resultado do movimento gerado por um grupo que em Outubro de 2007 criou a Associação de Dadores de Vila Franca das Naves.
A Vila recebeu, no último domingo, 4 de Maio, mais uma acção de recolha de sangue, que, mais uma vez, motivou uma grande afluência de dadores às instalações da Escola EB 2,3 local, onde decorreu a iniciativa.
Nélson Costa, que durante oito anos esteve ligado à Associação Distrital de Dadores, preside agora à Associação de Vila Franca, cuja fundação se fica a dever à grande adesão a acções de colheita de sangue. “Vila Franca das Naves começou com 12 dadores, que iam dar a Pinhel. Agora formámos uma associação, tendo em conta a adesão de muitas pessoas”, disse, manifestando satisfação com o aumento registado.
Dador durante vários anos, este técnico de farmácia sempre teve uma “paixão” pela dádiva de sangue, que interrompeu há algum tempo devido a problemas de saúde. “Sempre tive a paixão por isto e, juntamente com uns amigos, conseguimos criar a Associação, que fica responsável pelos concelhos de Trancoso, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel”, explica Nélson Costa.
“Precisamos de muito sangue nos hospitais”
De referir ainda que, no domingo passado, Pinhel recebeu também uma brigada de recolha de sangue, que chamou muita gente ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Cidade. Para o dia 22 deste mês está agendada uma acção na localidade de Reboleiro (edifício do Centro Cultural), no concelho de Trancoso, e uma outra a 22 de Junho, em Figueira de Castelo Rodrigo. Neste concelho, os dadores inscritos no Instituto Português do Sangue (IPS) são apenas 35, número que a Associação quer aumentar.
O presidente apela, por isso, à população figueirense para que adira à acção do próximo mês. “Figueira vai receber uma brigada de recolha de sangue e espero que as pessoas adiram, porque, infelizmente, precisamos de muito sangue nos hospitais”, alerta Nélson Costa.
O presidente refere, de resto, que o trabalho da Associação “é sensibilizar e mobilizar os dadores, incentivando à adesão de outros”. “Eu digo a todos os dadores que tragam mais um amigo, porque só dessa forma será possível colmatar o défice de sangue”, diz aquele responsável, destacando o facto de os dadores beneficiarem da isenção de taxas moderadoras. Uma regalia concedida a quem dá sangue duas vezes no ano. “Além de poder salvar uma vida, o dador tem essa regalia” no acesso a cuidados de saúde.
Para a realização das acções de recolha de sangue, o Instituto Português do Sangue desloca uma equipa do Centro Regional de Coimbra, constituída por médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, que assegura os diferentes passos do processo.
Portugueses generosos
Um dos médicos presentes na acção realizada em Vila Franca, Paulo Sousa, destaca a grande adesão registada, salientando o interesse das pessoas por esta causa. “O povo português é muito cumpridor, e sempre que há um apelo verifica-se um grande afluxo de pessoas actualmente na dádiva de sangue”, refere o médico, dando conta da necessidade de haver sangue nos hospitais.
Foram muitas as pessoas que, na manhã de domingo, passaram pela enfermeira Florbela Carvalho, muitas pela primeira vez e algumas com um certo ‘medo’ da agulha. “Via-se que algumas pessoas estavam com algum receio no início, devido ao tamanho da agulha”, mas tudo correu bem.
Um dos dadores, Patrick Silveira, de 32 anos de idade, dá sangue há cerca de dez. Um gesto que muito valoriza, a pensar na possibilidade de salvar uma vida em risco. Sem medo da agulha, Patrick pretende continuar a dar sangue enquanto tal for possível.
Gesto reconhecido
Uma dadora de sangue foi recentemente homenageada num juntar convívio organizado pela Associação de Vila Franca das Naves. Uma homenagem a uma pessoa – Maria José Morgado Monteiro - que só deixou de dar sangue por motivos de idade, aos 65 anos. Foi uma forma de a Associação “manifestar o carinho e a gratidão” por um gesto “louvável”. “Quando as pessoas chegam ao limite de idade e não podem dar mais sangue, a Associação tem uma prenda para todos esses dadores”, disse o presidente, Nélson Costa.
JORNAL O INTERIOR
Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, já tem uma Associação de Dadores de Sangue. Trata-se da concretização de uma «vontade antiga» de Nelson Costa, delegado da Associação de Dadores do Distrito da Guarda, que, por iniciativa própria, teve a ideia de criar este organismo na sua terra natal.
A associação está a funcionar na sede da Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves e conta, actualmente, com 485 dadores, sendo que cerca de 200 são sócios. Porém, o objectivo de Nelson Costa passa por conseguir angariar mais sócios e, simultaneamente, dadores. Ainda no último domingo a colectividade vilafranquense organizou, em conjunto com a delegação de Coimbra do Instituto Português do Sangue, uma recolha na vila e na cidade de Pinhel em que participaram 267 pessoas. No entanto, o responsável lembra que «o sangue continua a ser um bem essencial para todos» e, por isso, as recolhas são uma constante um pouco por todo o lado. Mas Nelson Costa alerta também para a necessidade de haver «mais dadores de sangue» no distrito. Nesse sentido, o próximo passo será alargar a iniciativa aos concelhos vizinhos e conseguir cativar mais dadores na Mêda, Trancoso, Pinhel e Foz Côa. «Sei que muitas vezes há falta de sangue no Hospital Sousa Martins, pelo que é necessário haver mais angariação e uma maior ligação entre a Associação de Vila Franca das Naves e a da Guarda», refere o responsável. Apesar de nunca serem de mais, a Guarda é um dos distritos com mais dadores de sangue no país. Nelson Costa sublinha ainda os benefícios que os dadores têm em relação às taxas moderadoras, entre outros, para além de «poderem salvar uma vida com o seu contributo».
a rosa da imaginação do sangue

a rosa da sorte para angariar mais dadores
O QUE É O SANGUE
|
O sangue é um tecido constituído por várias células sanguíneas, suspensas num líquido chamado plasma. O plasma é constituído por água, sais minerais, moléculas hidrossolúveis como por exemplo a glucose e proteínas. As células sanguíneas são os Glóbulos Vermelhos ou Eritrócitos, os Glóbulos Brancos ou Leucócitos e as Plaquetas. É a medula óssea que se encarrega da produção das células sanguíneas, as quais são constantemente renovadas. O sangue tem funções muito importantes e complexas entre as quais o transporte de oxigénio, nutrientes, hormonas, dióxido de carbono e outros produtos do catabolismo. |
cartão de dador
|
HOMENAGEM A MIGUEL MADEIRA
Arquivo: Edição de 09-07-2008
SECÇÃO: Região
Iniciativa da Associação de Dadores de Sangue
Miguel Madeira homenageado em Vila Franca
O programa contemplou várias actividades, que contaram com a presença do presidente da Federação das Associações de Sangue, Joaquim Moreira Alves. Além de uma missa, a iniciativa inclui almoço, cerimónia de homenagem e jogo de futebol entre a ADS de Vila Franca das Naves e a Selecção das Associações de Sangue de Portugal.
distribuição dos grupos sanguínios
| ||
|
| ||
| |
Sem comentários:
Enviar um comentário